Novidade vaga de insensível baixa temperaturas em boa segmento do país

Nova onda de frio baixa temperaturas em boa parte do país

Uma novidade vaga de insensível chegou ao país. Em São Paulo, a manhã desta segunda-feira (9) teve mínima de 14 graus, e a máxima não deve ultrapassar os 18, o que significa recorde de menor máxima para o ano até agora.

O paulistano também já enfrenta chuva, firmamento encoberto e baixas temperaturas, e vai seguir assim durante a semana. Segundo o Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet), por culpa de uma volume de ar insensível de origem polar, os termômetros paulistas podem chegar a 7 graus na sexta-feira, registrando a temperatura mais baixa do ano. O recorde anterior foi registrado no dia 30 de maio, com 9,5.

Mas o insensível será ainda maior na região Sul. 700 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná terão mínimas de até 3 graus celsius, até a madrugada desta terça-feira – e com geada, que pode afetar as lavouras. Na capital gaúcha, Porto Feliz, a mínima nesta segunda-feira será de 10 graus.

O clima vira em outros pontos do país a partir desta segunda. De pacto com alerta do Inmet, o insensível entre a noite desta segunda até a manhã de terça vale também para municípios de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além do Província Federalista. Nesses locais, a temperatura vai minguar entre 3 e 5 graus.

Tem alerta também para chuvas intensas. Até a noite desta segunda-feira, 30 municípios de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, devem receber acumulados de chuva entre 20 e 50 milímetros.

As chuvas volumosas valem também para quase 700 municípios de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo. E com ventos, que podem chegar a 60 km/h. Também vai chover possante nesta segunda no extremo setentrião do país, caso de 46 municípios do Pará, Roraima e Amazonas.


Nascente: Rádio Filial Nácional

Nossos produtos: