A partir de 13h40 deste sábado (24), horário de Brasília, o júri presidido pela atriz francesa Juliette Binoche fará a entrega da Palma de Ouro, prêmio sumo do Festival de Cannes, além dos demais troféus de reconhecimento para os 22 filmes que concorrem na edição deste ano. Além da Palma de Ouro, serão conhecidos também os vencedores do Grand Prix, do Prêmio do Júri, de melhores interpretações masculina e feminina, roteiro, direção, entre outros.
A cerimônia de fecho será transmitida pelo Conduto do festival no YouTube.
O Brasil concorre à Palma de Ouro com o filme “O Agente Secreto”, do diretor recifense Kleber Mendonça Rebento, que também é responsável pelo roteiro da obra. Mendonça já participou em edições anteriores do evento com os filmes “Aquarius”, em 2016, e “Bacurau”, pelo qual ganhou o Prêmio do Júri, em 2019.
Ao longo dos quase 80 anos de festival, o Brasil concorreu ao prêmio principal quase 40 vezes, mas, ganhou a Palma de Ouro somente uma única vez, com o filme “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, em 1962. No entanto, o país foi reconhecido em outras categorias, com destaque para o filme “O Dragão da Malícia contra o Santo Guerreiro”, de 1969, que deu o prêmio de direção para Glauber Rocha. Duas atrizes brasileiras também foram premiadas por suas interpretações: Fernanda Torres, por ” Eu Sei que Vou Te Amar”, em 1986; e Sandra Corveloni, por “Risco de Passe”, em 2008.
Cannes também é uma vitrine para filmes que disputam a temporada de premiações. Três obras premiadas em 2024 no festival da Riviera Francesa chegaram a disputar o Oscar de Melhor Filme nascente ano: “Emília Perez”, “A Substância” e “Anora”, que venceu a Palma de Ouro e levou o Oscar de melhor longa-metragem na premiação americana.
Manancial: Rádio Filial Nácional