Belém recebe 4º Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil

Belém recebe 4º Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil

Belém recebe o 4º Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil para debater a adaptação climática justa e participativa rumo à COP30. O evento ocorre de 30 de maio a 1º de junho e reúne saberes técnicos ancestrais e populares para edificar soluções transformadoras diante da crise climática nas cidades amazônicas e brasileiras.

A arquiteta, urbanista e coordenadora de projetos do Laboratório da Cidade, Jade Jares, dá mais detalhes:

“Nesses três dias de evento, que vão suceder nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, nós vamos discutir o porvir das nossas cidades, tendo porquê ponto de partida a adaptação às mudanças climáticas e construções coletivas, em procura de construirmos uma cidade mais justa para todas e todos. No encontro, teremos mesas de bate-papo, oficinas, vivências, trocas de experiências, tudo isso tentando trazer todos os pontos de vista de gestores públicos, sociedade social e representantes do meio acadêmico”.

O encontro se propõe a fortalecer a participação da sociedade social nesse debate, ao ampliar os repertórios técnico e político sobre a adaptação urbana de influenciar os compromissos que serão levados à COP30.

Uma das presenças confirmadas para nascente ano é a da arquiteta e urbanista peruana Belén Desmaison, que atua em pesquisa-ação nas áreas de participação cidadã, mudanças climáticas, Amazônia e urbanismo, porquê destaca a gerente de projetos do Laboratório da Cidade, Jade Jares:

“Teremos convidadas e convidados do Brasil inteiro, mas, nascente ano, a gente conta, pela primeira vez, com uma participação internacional, que é a arquiteta, urbanista e pesquisadora peruana Belén Desmaison, que vai trazer pra gente um pouco sobre essas perspectivas das cidades amazônicas de outros países e todas as pesquisas dela relacionadas a isso. Para mais informações, vocês podem entrar no nosso Instagram, @encontrocidades ou @labdacidade, e entrar no nosso site para ver a programação completa, e comprar pelo Sympla o ingresso”.

Belén Desmaison coordena projetos de destaque, porquê o Vivenda – Cidades Autossustentáveis Amazônicas, e foi reconhecida com prêmios e menções internacionais em vários eventos de arquitetura e urbanismo.

O Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil já se consolidou porquê um espaço relevante no calendário pátrio de debates sobre cidades e clima, reunindo autoridades em um objecto com representatividade de diferentes regiões do Brasil. O evento ocorre nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, no Teatro Gasômetro, em Belém.

A programação acontece das 9h às 19h, e as inscrições podem ser feitas em laboratoriodacidade.org/encontro-cidades-2025.


Nascente: Rádio Dependência Nácional

Nossos produtos: