Brasil registra quase 2 milénio casos de meningite entre janeiro e abril

Brasil registra quase 2 mil casos de meningite entre janeiro e abril

Entre 2010 e 2024, o Brasil registrou mais de 240 milénio casos de meningite. Segundo o Ministério da Saúde, 23.170 mortes foram confirmadas no período. Nos últimos dois anos, foram contabilizados 1.550 milénio casos da doença, que resultaram em 331 mortes. E só neste ano, 2025, de janeiro a abril, já foram confirmados 1.980 registros em todo o Brasil, com 168 mortes. 

As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e no inverno, enquanto os tipos virais ocorrem mais no verão e na primavera e podem ser transmitidas por via aérea, explica o infectologista Igor Thiago Queiroz, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia.

“Ocorre, na maioria das vezes, por transmissão aérea, de pessoa a pessoa, que ao contato próximo ali de mais ou menos um metro, gotícula sai da nossa boca ao falar, tossir e espirrar, aí acaba contaminando a pessoa que está na nossa frente, e por assim ela se infectar e desenvolver a doença”. 

É precípuo procurar atendimento médico inesperado ao notar sintomas da doença, diz Igor Thiago Queiroz, que também é professor na Universidade Federalista do Rio Grande do Setentrião… 

“O que vai invocar atenção para uma verosímil meningite é quando o tipo vai apresentar confusão mental, rebaixamento nível de consciência, fica meio falando palavras sem reconhecer familiares. E no caso de crianças muito pequenas, que não dá para a gente determinar confusa mental, seria uma irritabilidade, aquela garoto que é irritada, que não consegue dormir, o bebezinho ali,  portanto tem que sustentar da meningite”. 

Manter a vacinação em dia e cuidar da higiene, principalmente lavando muito as mãos, são formas essenciais de prevenir a doença, uma inflamação que afeta as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, ressalta o perito…

“As crianças até 6 meses de vida consegue tomar a maioria das vacinas que vai proteger contra meningites. Portanto o cartão vacinal da garoto deve estar ali completinho para evitar esse risco, principalmente naqueles aquém de cinco anos de idade, onde o caso é muito frequente e é mais grave.”

Uma das vacinas que também é oferecida gratuitamente pelo SUS, nas Unidades Básicas de Saúde, é a meningocócica ACWY conjugada, aplicada em ração única, para adolescentes de 11 a 14 anos. 


Nascente: Rádio Filial Nácional

Nossos produtos: