Você tem qualquer Pet? Já tirou o RG dele?
De harmonia com balanço do SinPatinhas, que é a carteira de identidade do bicho de estimação, até o momento, mais de 620 milénio animais foram inscritos no Sistema do Cadastro Pátrio de Animais Domésticos dentro do ProPatinhas, – Programa Pátrio de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, lançado em abril pelo governo.
Nesse banco de dados ficam informações importantes para combater descuramento e maus-tratos de animais; além de ajudar a formular políticas públicas de bem-estar bicho porquê castração, vacinação e microchipagem.
O cadastramento pode ser feito por tutores, ONGs e municípios, gratuitamente.
A carteirinha de identificação inclui um QR CODE, que pode ser fixado na coleira. Em caso de perda, qualquer pessoa vai conseguir localizar o tutor e ajudar o bichinho a voltar para lar.
A matrícula é feita online e de forma voluntária para maioria das pessoas. Obrigatória para entidades e prefeituras que usam recursos federais.
O procedimento é simples: o tutor acessa o site sinpatinhas.mma.gov.br faz login com a conta Gov.br e preenche os dados do bicho. O bicho tem que ter foto 3×4 e informações porquê se possui ou não microchip. Em poucos minutos, o RG é gerado.
O sistema também permitirá identificar rapidamente animais perdidos e responsabilizar aqueles que abandonarem animais de forma criminosa.
Para se ter uma teoria, segundo dados do Ministério do Meio Envolvente, o Brasil tem mais de 62 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, com muro de 35% deles vivendo nas ruas ou em abrigos.
Natividade: Rádio Escritório Nácional