Nos dias 29 e 30 de maio, a Prefeitura de Cassilândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Envolvente (SEDEMA), promoveu a “Semana do MEI”, um evento voltado ao fortalecimento dos microempreendedores individuais do município. A ação contou com palestras, orientações e oportunidades de aproximação a crédito e capacitação.
No dia 29, em parceria com o Sebrae, a consultora Maria Luzia, de Três Lagoas, conduziu a palestra “Atendimento uma vez que maior diferencial”, abordando temas essenciais uma vez que a prestígio da vantagem no atendimento, empatia e qualidade na relação com o cliente — fatores determinantes para o sucesso dos negócios.
Durante o evento, os microempreendedores também puderam saber de perto as linhas de crédito, produtos e serviços oferecidos pelas principais instituições financeiras presentes no município: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federalista, Sicoob e Sicredi. As entidades apresentaram soluções pensadas mormente para o desenvolvimento dos pequenos negócios locais.
O evento contou ainda com a participação de lideranças que atuam diretamente no fomento ao empreendedorismo e à geração de empregos em Cassilândia, uma vez que José Donizete de Freitas, presidente da ACEC (Associação Mercantil e Empresarial de Cassilândia); Rogério Gattis, exegeta do Sebrae; Salma Ylliene Borges, responsável pela Sala do Empreendedor; e Hidelma Dutra, diretora da Vivenda do Trabalhador.
Mesmo com uma adesão um pouco inferior do esperado, o evento foi considerado um marco para o desenvolvimento econômico lugar, representando uma viradela de chave nas políticas públicas de base ao empreendedorismo.
As atividades da Semana do MEI se estenderam até o dia 30 de maio, quando a Sala do Empreendedor de Cassilândia participou do projeto Câmara Itinerante, realizado no bairro Balmant. Na ocasião, a servidora Salma Ylliene Borges esteve à disposição para orientar e atender os moradores do bairro, levando informações, serviços e base aos microempreendedores e àqueles que desejam empreender.
“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Envolvente de Cassilândia vai trabalhar incansavelmente para ouvir o negócio, a indústria, o supremo de geradores de ocupação e renda do município, para que sejam elaboradas as políticas necessárias para o desenvolvimento do nosso município. Ações uma vez que o Talk Show do dia 27 e esse momento com os MEIs farão segmento da nossa agenda, pois o desenvolvimento do nosso município faz segmento do projecto de governo da nossa gestão e precisa iniciar a partir da nossa população”, destacou o secretário Edson Bobadilha, em entrevista ao jornalista Lúcio Flausino, do portal Região MS Notícias.
As ações da SEDEMA continuam na próxima semana, desta vez com foco na “Semana do Meio Envolvente”, que trará uma série de atividades voltadas à sustentabilidade e à conscientização ambiental, coordenadas pela diretoria de Meio Envolvente.
Cassilândia segue avançando, porque acredita no potencial da sua gente e no compromisso de uma gestão que transforma desafios em desenvolvimento e oportunidades.
Nascente: Escritório Brasil