O estado do Ceará acaba de lucrar mais um espaço devotado à luta, memória, discussão e garantia dos Direitos Humanos. Trata-se da Galeria da Liberdade, que está ocupando o espaço do idoso Mausoléu Fortaleza Branco. O prédio, criado em 1972, faz segmento do conjunto arquitetônico do Palácio da Anulação, sede do Governo do Estado.
Para marcar a inauguração da Galeria, administrada pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará, já está em edital a exposição coletiva “Preto é um rio que navego em sonhos”, que reúne obras de 11 artistas, expostas por todo espaço, inclusive a firmamento simples.
Dentro do planejamento, a expectativa é que esse novo equipamento cultural sedie iniciativas que estimulem a pesquisa e o conhecimento da história cearense, ligada aos Direitos Humanos, através de seminários, rodas de conversa, aulas abertas, além de outras ações gratuitas, porquê explica a Coordenadora da Galeria da Liberdade, Cícera Barbosa.
“Esse processo de ressignificação histórica é um invitação para saber a nossa ancestralidade, as histórias de coragem, resistência e luta e, sobretudo, um treino coletivo, onde os movimentos sociais, vários grupos de pesquisadores e militantes estão convidados e presentes cá nos muros, objetos e reflexões”.
Em 2023, o Governador Elmano de Freitas já havia anunciado a retirada do Mausoléu Fortaleza Branco do Palácio da Anulação. O espaço abrigava os sobras mortais do cearense que foi o primeiro presidente da Ditadura Militar e de sua mulher, Argentina Viana. O Governador falou da valia simbólica da Galeria, alinhada à luta contra o racismo no estado do Ceará.
“Isso tem muito a ver com o orgulho que nós cearenses temos de ter sido o primeiro estado a libertar os escravos desse país e, mais do que justo, nós possamos estar sempre em um envolvente em que possamos discutir e continuar para superarmos o racismo, superarmos preconceitos, garantirmos sempre, podemos prometer que nós tenhamos sempre a sintoma em obséquio da democracia, em obséquio dos direitos humanos, em obséquio da liberdade do nosso povo. Esse espaço está sendo criado para podermos idolatrar a democracia e a liberdade do Ceará”.
O horário de funcionamento da Galeria da Liberdade será quarta e quinta-feira, das 10h às 18h, e sexta e sábado, das 13h às 20h.
Natividade: Rádio Dependência Nácional