O cantor, compositor e jornalista Chico Buarque está se recuperando muito de um procedimento neurológico a que foi submetido nesta terça-feira (3), no hospital Despensa Star, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A assessoria do artista publicou nas redes sociais que Chico se recupera no quarto, com seu habitual bom humor, e que a subida está prevista em 48 horas.
A cirurgia, feita pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Rebento, já estava agendada para tratar um quadro de hidrocefalia de pressão normal, que provoca aumento do líquido intracraniano. A exigência pode impactar os movimentos das pernas, a cognição e a capacidade de controle urinário.
O neurocirurgião Fernando Gomes, professor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica que essa é uma cirurgia de dificuldade intermediária, mas permite que o paciente recupere as funções prejudicadas mal a drenagem se normaliza. Ele alerta que essa exigência é mais generalidade em pessoas com mais de 60 anos, o que pode dificultar a identificação da doença. De negócio com o técnico, estima-se que 480 milénio pessoas no Brasil tenham hidrocefalia de pressão normal.
Gomes enfatizou que, no início, o quadro médico do paciente pode se confundir com o processo de envelhecimento e uma certa dificuldade para andejar. Se a pessoa fez uma cirurgia de próstata e tem incontinência urinária ou ainda outra doença associada, porquê Alzheimer, que impacta a cognição, e aí lentidão a fazer o diagnóstico.
*Com informações da Sucursal Brasil
Nascente: Rádio Sucursal Nácional