Com base nas orientações da Vigilância Epidemiológica e diante do aumento dos casos de síndromes gripais e respiratórias, a Prefeitura de Nioaque comunica a suspensão temporária das aulas em algumas unidades escolares, uma vez que medida preventiva e de zelo com a população.
A recomendação vem ao encontro da escuta ativa realizada nas Aldeias, através dos caciques e lideranças indígenas, que solicitaram a suspensão das aulas devido ao índice de contágio ressaltado nas escolas da comunidade. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Instrução, ficou definido em consenso que todas as escolas nas aldeias terão as aulas suspensas a partir do dia 26 de maio até o dia 02 de junho.
Devido a um sistema imunológico imaturo e a uma maior propensão a contato com vírus e bactérias, a suspensão também se aplica à Creche Municipal Rita Lopes de Andrea e ao Núcleo Educacional Infantil Amália Martins Gazote, intensificando o zelo com as crianças da Rede Municipal de Ensino.
Prevenção, escuta ativa e ação planejada
A ação tem caráter preventivo e procura sofrear o progressão das infecções respiratórias de forma segura e organizada, com base nas diretrizes técnicas da saúde pública e no diálogo com as comunidades. Durante o período de paralisação, as unidades escolares passarão por uma limpeza intensiva, e a Secretaria Municipal de Saúde irá intensificar a vacinação contra a Influenza, orientando também que pais, responsáveis e profissionais da ensino estejam com as vacinas atualizadas.
Outras ações incluem: Orientações específicas aos professores e equipes escolares sobre medidas de proteção e identificação de sintomas; Distribuição de atividades escolares para que os estudantes possam manter a aprendizagem em vivenda; Estudos para recomposição das aulas com planejamento pedagógico posteriormente o retorno; Reforço dos protocolos de saúde nas escolas, que incluem ventilação adequada, limpeza frequente e atenção redobrada aos sinais de doenças respiratórias.
Reunião intersetorial será realizada neste sábado
Para prometer o alinhamento entre as ações das diferentes áreas envolvidas, a Prefeitura realizará uma reunião intersetorial neste sábado, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Instrução, Vigilância Epidemiológica e equipe de Gabinete do prefeito André Bueno Guimarães.
O objetivo é unir esforços em um planejamento conjunto, respeitando as especificidades das aldeias e das áreas urbanas, com decisões baseadas na ciência, escuta ativa da comunidade e responsabilidade pública.
Manadeira: Sucursal Brasil