Com exceção da região Sul, julho será mais quente no Brasil

Com exceção da região Sul, julho será mais quente no Brasil

Apesar da nova onda de frio que avança pelo país até sexta-feira (4), no mês de julho, a região Sul deve registrar temperaturas dentro da média esperada para o mês. O destaque é para o Rio Grande do Sul, onde as temperaturas devem ficar em torno de 15°C. Na serra de Santa Catarina e Paraná, deve ocorrer formação de geadas. É o que aponta o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia.

Já no restante do país, no mês de julho, as temperaturas devem ficar acima da média. No centro-sul do Pará, na maior parte de Mato Grosso e na região do Matopiba, que engloba parte de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, as temperaturas podem ficar até dois graus acima da média. No litoral da Região Nordeste e no norte da Região Sudeste, a previsão é de temperaturas acima da média para todos os estados, com temperaturas entre 24°C e 26°C.

As chuvas durante o mês de julho devem ficar dentro da média, na maior parte do país. No entanto, algumas variações são esperadas: é o caso da Região Norte, onde as chuvas devem ficar abaixo do normal no Amapá e na divisa de Roraima com o Amazonas. Nas demais áreas da região, os volumes previstos devem ficar próximos à média histórica, período em que a redução das chuvas já é tradicional.

Para o Nordeste brasileiro, onde chove menos nesta época, julho terá chuvas acima da média histórica no norte do Ceará, sudoeste da Paraíba, leste e centro de Pernambuco e nordeste de Alagoas, com acumulados que podem ultrapassar 60 milímetros. No restante da região, a previsão indica volumes próximos à média.

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstos volumes de chuva próximos à média climática, com acumulados inferiores a 50 milímetros. Pode chover um pouco acima do esperado a no oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Na Região Sul, são previstas chuvas acima da média no Paraná e no sul do Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem ultrapassar os 130 milímetros. No nordeste do estado, que corresponde à região serrana, deve chover abaixo da média.


Fonte: Rádio Agência Nácional

Nossos produtos: