Comunidades de unidades de conservação recebem kits de internet

Comunidades de unidades de conservação recebem kits de internet

Comunidades de 33 unidades de conservação federais na Amazônia receberam 60 kits para conexão de internet. A iniciativa – uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Conexão Povos da Floresta e o Fundo Brasílico para a Biodiversidade (Funbio) – tem investimento de R$ 920 milénio.

Entre os itens do kit estão roteador, antena de internet com adaptador, celular e notebook.

As comunidades foram selecionadas com base em critérios técnicos definidos pela equipe do ICMBio, priorizando a convergência entre as demandas comunitárias e o espeque à gestão dos territórios.

Nicola Tancredi, exegeta ambiental do ICMBio, explica que a primeira cidade contemplada é Altamira, no Pará, e ressalta a valimento da conectividade para as populações tradicionais:

“As populações tradicionais são as que mais protegem a floresta. Logo, se você melhora as condições para a população, você tem uma unidade de conservação mais protegida”.

O exegeta do ICMBio também fala sobre os critérios utilizados na escolha das comunidades:

“A gente tem um critério de mapeamento das comunidades próximas das nossas bases de campo, nossas bases operacionais. Logo, a gente definiu algumas áreas prioritárias nas comunidades no entorno ou próximas às nossas bases de campo”.

Além da infraestrutura física, o projeto prevê o controle comunitário da rede por meio de um aplicativo desenvolvido mormente para a gestão lugar. A instrumento permite o cadastramento das comunidades e a geração de regras para o uso responsável da conectividade, além de suporte técnico e manutenção remota.


Manadeira: Rádio Filial Nácional

Nossos produtos: