Nesta quarta-feira (28) é festejado o Dia Mundial do Trebelhar. A data faz secção da Semana Mundial do Trebelhar e é um invitação para famílias e toda a sociedade refletirem sobre o papel fundamental do galhofar no desenvolvimento das crianças, explica a coordenadora da Secretaria Executiva da Federação pela Puerícia, Letícia Zero.
Letícia acrescenta que o galhofar não é somente uma forma de passar o tempo, mas um recta e uma premência, pois é através do galhofar que a petiz aprende a saber, se conectar e se relacionar com o mundo.
A psicóloga Laís Mutuberria, perito em Neurociência do Comportamento, destaca que a atividade, além de divertida, é terapia.
Apesar de ser fundamental para o desenvolvimento infantil, o galhofar ainda é um duelo para muitos adultos, principalmente em relação às atividades com crianças atípicas. Por isso, lembra a psicóloga, é preciso um olhar sempre circunspecto, pois galhofar também é uma forma de informação.
No site aliancapelainfancia.org.br você encontra mais informações sobre a Semana Mundial do Trebelhar, que termina no próximo domingo, dia 1º de junho, com atividades em todo o país.
Manadeira: Rádio Dependência Nácional