O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o governo vai lançar três novos programas ainda leste mês. Em entrevista para o rapper Mano Brown, divulgada nesta quinta-feira (19), Lula prometeu um novo programa de gás de cozinha para pessoas mais pobres.
“Ainda neste mês eu tenho que anunciar um programa de crédito para reforma de casas. Porque, às vezes, você tem sua casinha e não quer uma mansão novidade, você quer fazer um quarto. Eu vou furar uma risca de crédito pra financiar moto elétrica para os entregadores de provisões nesse país e vamos anunciar gás de cozinha para as pessoas mais pobres do país”.
Lula disse que o governo vai buscar legalizar a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 milénio até o final do ano. O presidente defendeu ainda as propostas do ministro da Rancho, Fernando Haddad, para ampliar a arrecadação com uma novidade tributação do IOF.
“O IOF do Haddad não tem zero de mais. O Haddad quer que as bets paguem imposto de renda, que as fatecs paguem imposto de renda, que os bancos paguem imposto. Não é imposto de renda, é remunerar um pouquinho só, pra gente poder fazer a ressarcimento. Porque toda vez que a gente vai ultrapassar o busto fiscal, a gente tem que trinchar do orçamento”.
O presidente da República ressaltou a relevância da COP30, em Belém, para que os países assumam o compromisso de financiar o enfrentamento às mudanças climáticas. Lula ainda defendeu os estudos para a exploração de petróleo na Foz do rio Amazonas, em sua margem equatorial. Disse que o mundo ainda não está prestes para viver sem o petróleo e que é preciso financiar a transição energética.
“Nós estamos vendo a Guiana explorar petróleo ali, o Suriname ali perto. Porquê se explica o Brasil deixar de fazer pesquisa pra saber se tem petróleo? Nós temos uma empresa que é uma das empresas mais modernas e quem tem mais especialidade em prospecção em águas profundas. Você não conhece, na história, nenhum sinistro da Petrobras. Ora, porque que a gente não pode explorar essa riqueza nossa, para que a gente possa fazer outra riqueza suceder, que é a transição energética?”.
Lula reforçou o compromisso do governo em entregar aos aposentados os descontos indevidos feitos por associações fraudulentas. O presidente disse que o problema começou no governo anterior e foi desvelado nesta gestão.
“Estamos investigando essas pessoas. Essas pessoas certamente serão presas, essas pessoas, as entidades que cometeram o erro, vão ter que perder o seu patrimônio e nós vamos usar esse patrimônio pra remunerar os aposentados. Porquê a gente não pode esperar, nos vamos antecipar o pagamento pros aposentados. Vamos pegar as pessoas que foram inocentes, não assinaram pra descontar e foram descontados, vamos assumir a responsabilidade de remunerar e vamos remunerar o mais rápido verosímil”.
O presidente da República defendeu ainda a regulação das redes sociais e destacou sua preocupação com impacto da perceptibilidade sintético na sociedade brasileira.
Natividade: Rádio Escritório Nácional