Estudantes da rede pública do Piauí participam de desafio tecnológico

Estudantes da rede pública do Piauí participam de desafio tecnológico

Estudantes e professores da rede pública estadual de ensino do Piauí participam até esta quarta-feira (25) de um dos principais eventos de tecnologia educacional do país.

A segunda edição do Seduckathon, que acontece no Theresina Hall, na capital piauiense, é considerado o maior evento de inovação tecnológica reunindo estudantes de escolas públicas do mundo.

Durante esta terça e quarta-feira, os alunos da rede estadual de ensino mergulham em um universo de experimentação e criatividade. Os 35 grupos finalistas vão aperfeiçoar projetos que propõem soluções reais para desafios da rede pública, com apoio de mentores especializados.

Eles estão utilizando tecnologias que já fazem parte da rotina escolar: robótica pedagógica, ensino de inteligência artificial, leitura digital e simulação de negócios, programação e desenvolvimento de sistemas.

Ao final da maratona, 130 alunos e 26 professores vencedores vão ser premiados com uma experiência internacional de intercâmbio educacional em países como Alemanha, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Portugal e Singapura.

Além da competição, o Seduckathon também se transforma numa feira de tecnologia e inovação aberta ao público com palestras, oficinas, painéis e batalhas de games.

Hoje, mais de 120 mil estudantes da rede pública têm aulas de inteligência artificial em 508 escolas de tempo integral. O Piauí é pioneiro nas Américas ao tornar a disciplina obrigatória, com reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, acredita que incluir a tecnologia como metodologia educacional é imprescindível para o novo formato de educar. “Precisamos ter disciplinas que melhorem o desempenho dos nossos alunos para esse mundo digital que faz parte das nossas vidas. Para estimular uma formação completa e aproximando o mundo da educação do mundo do trabalho, especialmente do ensino médio que já é uma fase em que os alunos estão se preparando para fase adulta, para a fase profissional”.

A leitura foi potencializada com plataformas interativas que já beneficiaram mais de 58 mil estudantes do Piauí. A robótica educacional já está presente em 100 escolas, com kits pedagógicos, formação de professores e atividades voltadas ao desenvolvimento do pensamento lógico e da programação.

Na educação profissional, técnica e tecnológica, os cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais atendem mais de 17 mil estudantes. Já o ensino do empreendedorismo alcança 92 mil alunos em 512 escolas, por meio de cursos técnicos voltados ao mundo do trabalho, como Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos e Informática.


Fonte: Rádio Agência Nácional

Nossos produtos: