EUA restringem visto de domínio estrangeira “cúmplice de repreensão”

EUA restringem visto de autoridade estrangeira “cúmplice de censura”

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou hoje (28) que os Estados Unidos (EUA) vão restringir o visto para ingressão no país de autoridades estrangeiras que, segundo ele, seriam cúmplices de repreensão a cidadãos dos EUA. Rubio não citou nomes, mas afirmou que “por muito tempo, americanos foram multados, assediados e até processados por autoridades estrangeiras por exercerem seu recta à liberdade de frase”. Há alguns dias, Marco Rubio disse que poderia infligir sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federalista Alexandre de Moraes, o que gerou reações do Judiciário, do Parlamento e do governo brasileiros.

Rússia

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o Kremlin está pronto para apresentar uma proposta de tranquilidade à Ucrânia na próxima segunda-feira, dia 2 de junho, em Istambul, na Turquia. Segundo a filial de notícias Reuters, o documento traz, entre outras questões, a exigência de um compromisso da Otan, a Organização Militar do Oeste, de que não vai chegar a mais países que fazem fronteira com a Rússia. A expansão da Otan é apontada por Moscou uma vez que um dos motivos para a invasão da Ucrânia.

Namíbia

Na Namíbia, autoridades e população homenagearam as vítimas do genocídio teutónico contra os povos Ovaherere e Nama. Leste é o primeiro ano em que o país faz uma solenidade do tipo. A presidente Netumbo Nandi-Ndaitwah disse que é preciso fazer justiça para os africanos por meio de reparações. Entre 1904 e 1908, soldados alemães mataram 65 milénio Hereros e dez milénio Namas quando as tribos se rebelaram contra a dominação do país europeu. Em 2021, a Alemanha reconheceu o genocídio. O incidente é considerado o primeiro genocídio do século 20.

*Com informações da filial Reuters


Natividade: Rádio Filial Nácional

Nossos produtos: