Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Festival Cinetoca, que acontece em Palmas (TO). O Festival Cinetoca premia o audiovisual feito por cineastas de Tocantins e dos demais estados brasileiros.
A lista de filmes selecionados será anunciada até o dia 30 de julho. Essas produções serão exibidas na cidade de Palmas, de forma presencial ,entre os dias primeiro de setembro e 31 de outubro de 2025.
Posteriormente, está prevista uma mostra itinerante, que percorrerá alguns municípios de Tocantins com exibições comentadas dos filmes vencedores.
A segunda edição do Festival CineToca será composta por três vestígios. As vestígios Filmes de Ficção e Documentários, com curtas produzidos no estado do Tocantins ou feitos por realizadores nascidos ou que moram no estado, e uma mostra pátrio, também voltada para curtas, sejam documentário, ficção ou animação.
Além da premiação em numerário para algumas categorias, outro destaque é o troféu produzido pelo artesão tocantinense José Soares, que materializa a profunda relação entre a arte audiovisual e as raízes culturais de Tocantins.
O artista fez uma releitura das tradicionais bonecas Karajás, figuras de cerâmica criadas por mulheres indígenas do povo Karajá, que vive no estado. As bonecas foram tombadas porquê Patrimônio Intocável da Cultura Brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Vernáculo (Iphan).
O troféu será entregue para as 11 categorias constantes no regulamento do Festival.
A ficha de letreiro, que pode ser enviada até o dia 15 de junho, e o regulamento estão no site festivalcinetoca.com.br.
Manadeira: Rádio Dependência Nácional