Começa nesta quinta-feira (29) em Porto Velho, Rondônia, o Festival Povos da Floresta.
O evento itinerante reúne várias linguagens artísticas que celebram a cultura e os saberes dos territórios amazônicos, tanto na sua ancestralidade, quanto na sua produção contemporânea, conectando tradição e o presente.
Em Porto Velho, o Festival Povos da Floresta acontece no Parque da Cidade e no Porto Velho Shopping, até o dia 8 de junho. O evento é gratuito.
Fazem secção da programação vídeos sensoriais, oficinas de geração, rodas de conversa com lideranças e apresentações. No segmento audiovisual foram selecionadas 50 obras de artistas indígenas, quilombolas, ribeirinhos e urbanos amazônidas nas áreas de retrato, pintura, estátua, documentário, videoclipe e arte indígena.
O Festival também abre espaço para apresentações musicais que passeiam por vários ritmos, que vão do Povo Arara e Povo Gavião, ambos da Terreno Indígena Igarapé Lourdes, passando pelo samba rondoniense das Pastoras do Asfaltão e a cantora e poeta Marfiza, que fará uma apresentação peculiar com o Conjunto “Eu te Avisei”, o primeiro conjunto de carnaval de rua feminino percussivo de Rondônia.
Mas imagine o line-up dessa sarau. Você já olhou? Já viu tanto de artistas incríveis que você pode ver de uma única vez, num único festival, num único final de semana? Vou fazer um repertório autoral, mas também vou apresentar parceiros porquê Bado, Binho, Sérgio Souto e não podia faltar Zezinho Maranhão. Vou estar acompanhada de um quarteto maravilhoso, a Dinastia Araújo e vou ter a participação especialíssima do conjunto “Eu te Avisei”, que vocês gostam tanto, quando as meninas tocam comigo.
Artistas de fora da Região Amazônica também estão na programação, porquê o cantor Lenine e a pianista e compositora carioca Bianca Gismonti
Vou tocar nesse dia com Bira Lourenço, esse percussionista incrível de Rondônia. A gente vai misturar influências do Setentrião, Nordeste, Sudeste, Oriente, Europa, miscigenação brasileira.
Ainda agora em 2025 e também em 2026, o Festival Povos da Floresta será realizado em mais três capitais da Região Setentrião, Boa Vista, Macapá e Belém, além da capital federalista, Brasília, em datas a serem divulgadas. A programação e os artistas que participam desta edição podem ser acessados pelo instagram @festivaldospovosdafloresta.
Natividade: Rádio Filial Nácional