Os instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão da Filarmónica e da Orquestra Sinfônica do Recife também vão comemorar o período junino com todos os seus acordes. Nesta quarta (18) e quinta-feira, na capital pernambucana, os músicos dos dois grupos vão promover o encontro entre o erudito e a música popular dos arraiás em duas apresentações especiais e gratuitas abertas ao público.
Hoje, a partir das 20h, acontece o concerto da Filarmónica Sinfônica do Recife, no Teatro do Parque, que vai narrar com a participação do poeta do forró pernambucano, o cantor e compositor Petrúcio Amorim. Com regência de Nilson Lopes, o concerto da Filarmónica vai passear pelo repertório de Petrúcio, além de outras referência do cancioneiro nordestino porquê Luiz Gonzaga e Hermeto Pascoal.
Já na quinta-feira, também a partir das 20h, o São João sinfônico fica por conta da Orquestra do Recife, que sobe ao palco principal do Sítio Trindade, um dos arraiás mais tradicionais da capital. Os músicos regidos pelo maestro Lanfranco Marcelletti vão apresentar cinco peças musicais para homenagear também vários compositores que no presentearam com clássicos do forró, xaxado e baião. A apresentação vai narrar com a participação das cantoras Mariana Aydar e Bia Pelágico e dos sanfoneiros Beto Hortis e Marcelo Caldi, que também assinam alguns arranjos do repertório que será apresentado.
Os ingressos para apresentação da Filarmónica Sinfônica, que acontece logo mais, vão ser distribuídos na bilheteria do Teatro do Parque, a partir das 19h. Já a ingressão para o concerto da Orquestra, amanhã, está liberada para todo o público do arraial do Sítio Trindade, localizado no bairro Lar Amarela.
Natividade: Rádio Sucursal Nácional