Pessoas que estão em procura de empréstimo precisam permanecer atentas ao golpe do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Os golpistas se passam por supostas empresas que condicionam a liberação do crédito ao pagamento antecipado de imposto via Pix.
Mas, segundo a Receita Federalista, nesses casos, o recolhimento do IOF é feito pela entidade que fornece o crédito, e não por quem contrata empréstimo.
E, mesmo assim, o pagamento é feito por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) quando o numerário é liberado para quem toma o empréstimo.
Resumindo: não é o tomador do empréstimo quem paga o IOF, é a empresa que empresta o numerário. E esse pagamento é por DARF, não por Pix.
Mas quem está desatento acaba caindo no golpe, porque os criminosos fornecem documentos falsos de notificação e de arrecadação. E a vítima acaba repassando o suposto IOF por meio de transferências Pix para os golpistas.
Caso você desconfie que caiu no golpe, a Receita Federalista orienta que você procure a polícia de subitâneo, com todas as provas, e registre um boletim de ocorrência.
O Fisco nunca fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência.
Outrossim, os servidores da Receita não prestam serviços de empréstimo à população nem entram em contato para cobrar pagamentos.
Manancial: Rádio Filial Nácional