Governo anuncia bolsas para ampliar número de médicos e residentes

Governo anuncia bolsas para ampliar número de médicos e residentes

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (10), a oferta de 3,5 milénio bolsas para ampliar o número de médicos e residentes especialistas para atender as regiões mais desassistidas do país. Desse totalidade, 500 vagas são para preenchimento inopino e fazem segmento do programa Mais Médicos Especialistas. 

Os contemplados por esse edital receberão uma bolsa de ensino no valor de R$ 10 milénio por mês para uma fardo horária de 20 horas semanais. Nesse caso, a previsão é que a atuação na rede pública comece a partir de setembro deste ano, porquê detalha Felipe Proenço, Secretário de Gestão do Trabalho e da Ensino na Saúde:

“Esses médicos especialistas possam se inscrever numa seleção que vai ser feita, conjuntamente, pelo Ministério da Saúde com os hospitais universitários, com os hospitais de primazia, para que, logo, esses especialistas, em julho, possam se inscrever e iniciem suas atividades agora em setembro”.

Já as três milénio vagas para formação de residentes especialistas, consideradas padrão-ouro na formação, fazem segmento de uma ação de médio a longo prazo, com repercussão a partir de 2028, já que os programas de residência têm duração de pelo menos três anos. Esses profissionais irão atender áreas prioritárias, porquê a Amazônia Lícito, a região Nordeste e estados com número de especialistas aquém da média pátrio.
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a valia da residência médica para levar especialistas às regiões mais necessitadas:

“Até hoje, o que tem de evidência mais possante mostra que a residência não só é a melhor forma de qualificar e formar um técnico, mas também é a melhor política no sentido de prometer a fixação daquele técnico naquela região, naquela cidade”.

Nesta quarta-feira (11), será lançado o primeiro edital para adesão de estados e municípios, estágio que precede a lhaneza das 500 vagas imediatas do programa Mais Médicos Especialistas. Em lanço ulterior, um novo edital será lançado para selecionar os 500 profissionais que atuarão em hospitais regionais, policlínicas e ambulatórios do SUS.

 

 


Natividade: Rádio Sucursal Nácional

Nossos produtos: