Gripe aviária está controlada no país, diz ministro da Cultura

Gripe aviária está controlada no país, diz ministro da Agricultura

O Brasil chegou à metade do período espargido uma vez que “vazio sanitário” para gripe aviária. Com um caso confirmado em granja, é preciso esperar 28 dias para o país permanecer livre da Influenza Aviária de Subida Patogenicidade.

É o que confirmou nesta quarta-feira (4) o ministro da Cultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante coletiva de prensa para atualizar a situação no país. De tratado com o ministro, o Brasil tem uma única confirmação em aves comerciais, que foi o caso de Montenegro, no Rio de Grande do Sul, confirmado em meados de maio.

Esse caso do Rio Grande do Sul fez que alguns países suspendessem a compra da ave brasileira. O ministro da Cultura e Pecuária disse que, atualmente, 21 mercados no exterior estão com restrição totalidade para exportação de aves vindas do Brasil. Fávaro informou que já está negociando o termo dessas restrições, respeitando o protocolo de cada país.

Com confirmação de mais um registro de gripe aviária em bicho silvestre, depois a morte de uma ave no Zoológico de Brasília, Fávaro disse que são casos comuns e que não há motivo para ostentação, já que se trata de bicho livre; e não de geração para comercialização e consumo.

Segundo dados atualizados, o Brasil já teve 169 casos confirmados em aves silvestres desde maio de 2023. Oito casos estão em investigação, mas nenhum ocorreu em granja mercantil.


Manancial: Rádio Dependência Nácional

Nossos produtos: