Mais um caso de gripe aviária em aves de subsistência, aquelas criadas para consumo familiar, foi detectado no país. Em nota divulgada no sábado (7), o Planta, Ministério da Lavoura e Pecuária confirmou a detecção do vírus da influenza aviária em uma geração de aves domésticas no município de Campinápolis, no estado de Mato Grosso.
Esse é o quarto foco da doença em aves desse tipo no país.
Segundo o Planta, amostras de material das aves analisadas em laboratório deram positivo para a gripe aviária e neste domingo foram iniciadas as medidas de erradicação e as ações de vigilância em um relâmpago de 10 km ao volta do foco.
A propriedade foi interditada, mas, de conformidade com o Ministério da Lavoura, não há granjas comerciais no relâmpago detectado, por isso o foco não traz restrições a exportações de produtos avícolas brasileiros. O consumo também permanece seguro.
Em nota publicada no site, o Ministério da Lavoura atualizou que até a última sexta-feira, 21 países suspenderam todas as importação de músculos de aves do Brasil por desculpa do foco da gripe aviária em uma granja mercantil no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
A pasta informou, ainda, que o estabelecimento já foi totalmente desinfectado e que se até o próximo dia 18, se não houver nenhum outro caso em granjas, o país pode se declarar livre da doença.
Manadeira: Filial Brasil