O Rio Grande do Sul reduziu, nesta sexta-feira (23), o número de barreiras sanitárias no município de Montenegro, onde foi registrado, na semana passada, o primeiro caso no país de gripe aviária em granjas comerciais.
A medida foi tomada pela não ocorrência de novos casos da doença na região e pela epílogo das primeiras etapas de vistorias nas propriedades rurais próximas à superfície de foco.
A partir de agora, quatro barreiras ficarão em funcionamento no Rio Grande do Sul, sendo três de desinfecção e uma de bloqueio.
Até o momento, quase três milénio veículos foram abordados e desinfetados.
O presidente da Percentagem Pátrio de Aves e Suínos da Confederação da Lavradio e Pecuária do Brasil, Adroaldo Hoffmann, garante a qualidade e a segurança da mesocarpo de frango brasileira.
“Uma vez que a Rússia, que tava restringindo universal e agora regionalizou, a gente espera realmente que os países entendam que, pelo tamanho do Brasil, aconteceu esse caso no Rio Grande do Sul, o resto do país continua com a mesma eficiência, a mesma qualidade da proteína. À nossa mesocarpo de frango não há restrição alguma para o consumo. É uma mesocarpo que tem uma qualidade fabuloso. Não é por possibilidade, de cada dez frangos vendidos no mundo, três e meio, praticamente, é brasiliano. É por conta da qualidade que nós temos”.
Atualmente, são investigados no país 12 casos de gripe aviária, onde houve morte de aves. Em dois deles – nas granjas comerciais de Aguiarnópolis, no Tocantins, e de Ipumirim, em Santa Catarina, laudos preliminares descartaram a presença da Influenza Aviária de Subida Patogenicidade.
Outras novas suspeitas em cinco municípios são investigadas pelo Ministério da Lavradio e Pecuária. São eles: Forte, no Espírito Santo; Ilhéus, na Bahia; Icapuí, no Ceará; Eldorado dos Carajás, no Pará; e Capela da Santana, no Rio Grande do Sul.
Além do município de Montenegro, também foi confirmado foco de gripe aviária no Zoológico de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. As duas cidades estão localizadas na região metropolitana de Porto Contente e registraram morte de aves.
Natividade: Rádio Dependência Nácional