O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, disse nesta sexta-feira (13) que conversou com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para saber a situação dos políticos brasileiros que foram para Israel participar de uma feira internacional de tecnologia e segurança, em meio à elevação das tensões no Oriente Médio.
Na madrugada desta sexta-feira, Israel bombardeou diversos alvos no Irã, incluindo infraestruturas nucleares e fábricas de mísseis. Devido às ameaças de retaliação, com bombas e drones vindos do território iraniano, a comitiva brasileira teve que buscar abrigo em bunkers subterrâneos.
Pela rede social X, Hugo Motta disse que a Câmara está atenta para prometer a segurança e o retorno de todos que estão em Israel.
Em vídeo publicado no Instagram, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), confirmou que está em contato com o presidente da Câmara e que ele tem oferecido todo o base junto ao Itamaraty:
“Já fomos duas vezes pro abrigo, por ter tocado a sirene de aviso. Estamos no aguardo. O espaço distraído está fechado, já tivemos contato com a embaixada, há possibilidade de antecipar o retorno, mas vamos ver porquê isso é provável. O presidente Hugo Motta tem nos oferecido base, tem falado com Itamaraty. Fiquem tranquilo, vamos ter fé”.
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), que também integra a comitiva, relatou ter sido acordado, na madrugada de quinta-feira (12), por sirenes, que alertavam a população a buscar abrigo diante da prenúncio de ataques aéreos. Ele explicou que a comitiva brasileira está no país a invitação do governo israelense e que a volta estava prevista para a sexta-feira da semana que vem, mas, por razão do conflito, devem retornar ao Brasil logo que for provável.
O governo brasílio condenou os ataques de Israel contra o Irã. Por meio do Itamaraty, acrescentou que a investida israelense prenúncio reprofundar toda a região em um conflito de ampla dimensão.
A Embaixada de Israel em Brasília e o Consulado-Universal israelense em São Paulo foram fechados para o público e não têm data de reabertura.
Nascente: Rádio Dependência Nácional