Israel emite alerta de evacuação da capital do Irã para civis

Israel emite alerta de evacuação da capital do Irã para civis

As forças militares de Israel emitiram, por volta das 10h30, desta segunda-feira (16), horário de Brasília, um alerta de evacuação de grande segmento da capital do Irã, Teerã, antes de novos ataques israelenses. No transmitido, em língua pérsio, o porta-voz israelense diz que “nas próximas horas”, o tropa planeja uma novidade ação, porquê feito nos últimos dias, para testilhar a infraestrutura militar iraniana.

Irã acusa Israel de ter matado pelo menos 224 pessoas desde o início dos ataques, na semana passada. 90% das vítimas seriam civis, conforme informou um porta-voz do Ministério da Saúde iraniano.

Do lado de Israel, 24 pessoas morreram atingidas pelos iranianos e quase 600 ficaram feridas, sendo 10 em estado grave. Em quatro dias, 370 mísseis balísticos de médio alcance e centenas de drones foram lançados contra Israel. Pelo menos 30 locais em Israel foram atingidos.

Ouça mais: Ataque de Israel contra Irã faz segmento da expulsão dos palestinos

O presidente israelense, Isaac Herzog, visitou nesta segunda-feira, a cidade de Petah Tikva, no núcleo de Israel, onde quatro civis foram mortos pelos ataques iranianos. Já o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que a cidade de Teerã “está em chamas” por justificação da ação dos pilotos israelenses. Nesta segunda, Netanyahu voltou a repetir que a “Força Aérea israelense controla os céus de Teerã”.

Segundo o porta-voz das Forças Militares Israelenses, Effie Defrin, pelo menos 20 quartéis iranianos foram atacados, junto com mais de centena lançadores de mísseis terrestres. Jornais israelenses apontam que o tropa também atacou instalações de força, sistemas de radar e um avião de reabastecimento iraniano no Aeroporto de Mashhad, nordeste do Irã, a 2,3 milénio quilômetros de Israel. Esse é o níveo mais distante até agora.

Do lado do Irã, o ministro das Relações Exteriores, Esmaeil Baghaei, acusa Israel de ter atacado um hospital infantil universitário em Teerã. O vice-ministro de Relações Exteriores disse que o prédio do ministério também foi níveo de um ataque distraído, deixando vários civis feridos. A sucursal de notícias iraniana divulgou imagens de estilhaços e civis feridos, adultos e crianças, em uma superfície residencial urbana.


Natividade: Rádio Sucursal Nácional

Nossos produtos: