Em mais um evento na Europa, o Presidente Lula cobrou o compromisso dos países ricos para financiar o desenvolvimento sustentável, principalmente das nações em desenvolvimento.
A enunciação foi feita neste domingo, durante o fechamento do Fórum de Economia e Finanças Azuis, em Mônaco, zona costeira do mar Mediterrâneo. O evento debate a chamada “economia azul”, que prevê o uso sustentável dos recursos dos oceanos.
O presidente brasiliano defendeu o fortalecimento dessa economia, inclusive com o escora de bancos de desenvolvimento e de blocos econômicos, no chegada a fundos contra a emergência climática.
Durante o evento, Lula convocou o mundo para “o aumento dos compromissos financeiros com o Oceano, porque, segundo ele, “o planeta não aguenta mais promessas não cumpridas”.
Ainda no oração, Lula citou que, pelo mar, “trafegam mais de 80% do negócio internacional” e que os “cabos submarinos veiculam 97% das redes mundiais de dados”.
Nesta segunda-feira, o presidente segue para Nice, na costa francesa, onde participa da Conferência dos Oceanos, organizada pelas Nações Unidas.
Natividade: Rádio Filial Nácional