A exposição Aonde Vai Vestido Assim, Sabiá? de Wilton Oliveira, apresenta um conjunto de trabalhos que investigam o lugar do corpo, da família e do libido, em intersecção com temas porquê luto, afeto, identidade e memória. O artista é procedente de São Bernardo do Campo (SP) e mora na capital baiana desde 2022.
“Essa exposição faz secção da minha pesquisa de mestrado em que eu faço uma discussão sobre masculinidade, sobre afetividade, sobre o luto, sobre sexualidade. E aí o título, Aonde Vai Vestido Assim, Sabiá? Ele é curioso porque sabiá pode tanto ser uma pessoa ou sobrenome, quanto pode ocasionar uma estranheza em pensar um sabiá vestido, né? E quando a gente veste alguma coisa, a gente vai em direção a um pouco. Portanto, seria em direção a mudança, em direção a uma transformação. Pode ser referente a uma partida, né? Esse trabalho tem muito a ver também com com a partida. O sabiá era o passarinho predilecto do meu pai, portanto, boa secção do material que é apresentado nessa exposição tem a ver com as minhas memórias de puerícia e dessa perda que eu tive do meu pai.”
Wilton Oliveira utiliza materiais porquê gesso, cerâmica e carvão para erigir obras que transitam entre o estampa, a instalação e a retrato.
“Meu trabalho tem um foco no carvão, portanto eu sempre tento utilizar suportes diferentes, mas utilizando o carvão porquê material, porquê materialidade principal. Portanto, um dos trabalhos que foi desenvolvido exclusivamente para essa exposição, que está porquê Sem Título, foram feitos tapume de seis ou sete desenhos em placas de gesso acartonado muito grandes. Portanto a instalação porquê um todo tem mais ou menos 3,5 metros por 2 metros de profundidade. E aí tem desenhos de homens, de elementos relacionados à morada, por exemplo, uma toalha, um tijolo, algumas vegetação, e aí, quando eles estão juntos, eles conseguem produzir um novo cômodo. É porquê se eu estivesse deslocando a morada para essa exposição. Para ou por outra, essas placas de gesso acartonado foram recolhidas de obras. Portanto, são entulhos que eu tentei valer de alguma forma.”
Aonde Vai Vestido Assim, Sabiá? Tem curadoria de Fábio Gatti e pode ser visitada até dia 21 de junho, de quarta a sexta, das 15h às 19h e aos sábados, das 9h ao meio-dia, na galeria do Ativa Atelier Livre, no Rio Vermelho.
Manadeira: Rádio Filial Nácional