Mutirão de saúde ocular atende pessoas em situação de rua

Mutirão de saúde ocular atende pessoas em situação de rua

Pessoas em situação de rua de Boa Vista, no estado de Roraima, poderão se consultar com oftalmologista em mutirão de saúde ocular, que começa nesta sexta-feira (13) e será estendido até dezembro.

Eles serão os primeiros a receber atendimento na ação promovida pelo Juízo Brasiliano de Oftalmologia, que tem porquê parceira o Juízo Pátrio de Justiça.

Os pacientes serão avaliados por médicos especialistas e, caso necessário, poderão fazer exames específicos. Aqueles diagnosticados com problemas de visão irão receber gratuitamente óculos de proporção.

A presidente do CBO Wilma Lelis explica que muitas vezes os moradores de rua necessitam de óculos para fazer atividades básicas do dia a dia. Segunda ela, alguns podem ter doenças oculares e precisam de tratamento.

Wilma Lelis também destaca que o mutirão vai entregar laudos para que os pacientes possam solicitar benefícios previdenciários e sociais. 

“Nosso atendimento oftalmológico tem por objetivo, portanto, dar diagnósticos, prescrever os tratamentos, sejam óculos, sejam medicações, encaminhar os pacientes adequadamente para a restauração da função visual, caso seja necessário. E fornecer relatórios para que as pessoas em situação de rua tenham a possibilidade de ter seus benefícios previdenciários ou sociais”.

O mutirão passará por Salvador, capital da Bahia, onde os atendimentos estão marcados para os dias 10 e 11 de julho. No Rio de Janeiro a ação será de 26 a 28 de agosto. O cronograma inclui também o estado do Acre e um município no interno do Tocantins, mas as datas nessas localidades ainda não foram definidas.

Segundo o Juízo Brasiliano de Oftalmologia, a iniciativa agora faz secção dos serviços oferecidos pelo programa Pop Rua Jud, que está em atividade,

A expectativa é que 1.200  pacientes sejam atendidos durante o mutirão.

 


Nascente: Dependência Brasil

Nossos produtos: