Um mês depois ser bombardeada por drones, a Flotilha da Liberdade, coalizão de ativistas contra a guerra na Tira de Gaza, está há muro de 48 horas do território palestino sitiado pelo bloqueio de Israel. Eles levam víveres e medicamentos e esperam furar um via de chegada à população faminta.
O brasiliano Thiago Ávila, ativista internacionalista e ambientalista, e a ativista sueca Greta Thunberg, conhecida pela luta contra o aquecimento global, estão entre os tripulantes que se arriscam a furar o bloqueio israelense. Outro membro do navio é o ator irlandês Liam Cunningham.
A embarcação, apelidada de Madeleine, partiu no dia 1º de junho da Catânia, na Itália, e abriga 12 ativistas de sete países diferentes, sendo Thiago o único não europeu.
Na última quinta-feira (5), o jornal israelense The Jerusalem Post informou que “fontes militares” de Israel avisaram ao periódico a embarcação não terá permissão para atracar em Gaza.


thiagoavilabrasil/Instagram
Em mensagem encaminhada neste sábado à Dependência Brasil, o brasiliano Thiago Ávila disse que o grupo está há 430 quilômetros de Gaza e espera atracar no território na segunda-feira.
“A gente está em contato com muita gente, o coletivo de médicos de Gaza, sobretudo o coletivo de jornalistas, estão todos ali aguardando a nossa chegada e Israel segue ameaçando, dizendo que vai interceptar nossa missão e ameaçando inclusive brigar nossa missão.”
Em sua rede social, a ambientalista sueca Greta disse que não há justiça climática com a ocupação proibido do território palestino e do genocídio povo palestino.
* Com informações de Lucas Pordeus León da Dependência Brasil.
Nascente: Rádio Dependência Nácional