A Polícia Federalista apreendeu na Ilhéu do Marajó, no Pará, um paquete semissubmersível usado no transporte de drogas para a Europa. Essa foi a primeira mortificação realizada pela PF no Brasil desse tipo de embarcação, que combina características de um paquete e de um submarino. A ação aconteceu no último sábado (30) e contou com a atuação da Força Aérea e da Marinha.
A operação está relacionada à mortificação, em março de 2025, de uma embarcação similar nas águas de Portugal. As investigações apontaram que ambos os equipamentos foram fabricados na mesma região do Pará para viabilizar o tráfico transatlântico de entorpecentes.
Segundo a PF, a identificação e a localização da embarcação foram possíveis graças ao intercâmbio de informações de perceptibilidade. Houve cooperação internacional com a Polícia Vernáculo da Espanha, da Polícia Judiciária de Portugal e da Escritório Antidrogas dos Estados Unidos.
Ainda, de convénio com a polícia, o uso do paquete semissubmersível mostra uma tentativa de diversificação dos meios utilizados pelas organizações criminosas para o tráfico internacional de drogas.
A PF procura identificar e responsabilizar todos os envolvidos na fabricação, logística e financiamento desse tipo de operação proibido.
Manancial: Rádio Escritório Nácional