O Pix Automático foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (4) pelo Banco Mediano. A modalidade começa a ser oferecida a todos os consumidores a partir do dia 16 de junho.
Essa categoria do Pix mira os pagamentos de contas recorrentes, porquê de pujança, chuva, escola ou aplicativos de música e filmes, por exemplo. A empresa faz a cobrança com os valores, que podem variar, e as datas combinadas com o consumidor, que só precisa autorizar o débito.
É dissemelhante da categoria Agendado Recorrente, em que é a pessoa que cadastra no banco o valor fixo e as datas dos pagamentos.
O presidente do Banco Mediano, Gabriel Galípolo, afirmou que o Pix Automático pode beneficiar quem não tem entrada às facilidades do cartão de crédito:
“Quem vai poder ter o melhor controle das suas contas e poder fazer esse seguimento de maneira adequada, também com menor dispêndio. 60 milhões de pessoas que hoje não têm um cartão de crédito vão poder ter entrada a uma série de serviços, uma série de facilidades.”
O diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Solução, Renato Gomes, afirmou que o Pix Automático pode servir para empresas de todos os tamanhos.
“Se uma empresa quer realizar um débito automático, ela precisa essencialmente fazer um congraçamento bilateral com o banco, e esses acordos são custosos. Logo, no final das contas, majoritariamente, as empresas grandes realizam esses acordos com os bancos grandes. Logo, o Pix Automático vai permitir que empresas menores tenham entrada a esse serviço, podendo atingir clientes de todas as instituições financeiras.”
Os pagamentos do Pix Automático podem ser cancelados a qualquer momento. O serviço é gratuito para os pagadores, mas os recebedores podem ser taxados.
Somente empresas com CNPJ ativo há pelo menos seis meses poderão oferecer o Pix Automático.
Natividade: Rádio Filial Nácional