A Receita Federalista voltou a receber declarações do Imposto de Renda 2025 às 8h desta segunda-feira (2).
Quem perdeu o prazo, encerrado em 30 de maio, ainda precisa declarar, mas vai ter que remunerar multa. O valor começa em R$ 165, mas pode chegar a 20% do imposto devido no ano, conforme preceito do Fisco.
O prazo para enunciação começou a valer no dia 17 de março, e a Receita esperava receber mais de 46,2 milhões declarações. O totalidade recebido, 43,3 milhões de formulários, equivale a quase 92% do esperado para leste ano.
A série Tira-Dúvidas do IR 2025, da Radioagência Vernáculo, dá mais detalhes para quem perdeu o prazo ou precisa emendar a enunciação:
O que acontece se eu não declarar o Imposto de Renda?
Uma vez que emendar erros na enunciação do Imposto de Renda?
Segundo o último balanço da Receita Federalista, 57% das declarações entregues terão recta a receber restituição. Outros 22% terão que remunerar Imposto de Renda, enquanto os 21% restantes não têm imposto nem a remunerar e nem a receber.
Neste ano, 50,1% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federalista usaram a enunciação pré-preenchida, aquela em que o declarante baixa uma versão do documento em que basta confirmar as informações ou retificar os dados.
Precisam declarar o IR em 2025 as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis supra de R$ 33.888. Já as pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024 estão dispensadas de fazer a enunciação.
Nascente: Rádio Filial Nácional