Saiba os cuidados com a saúde antes de iniciar atividade física

Saiba os cuidados com a saúde antes de iniciar atividade física

Depois da morte de um galeria de 20 anos durante a Maratona de Porto Feliz e de uma corredora durante o Rodeio Junino, em Goiânia, no último sábado (8), o alerta de muita gente ficou ligado. Finalmente, quais são os cuidados que os atletas – mesmo aqueles de termo de semana – precisam ter com a saúde? O que é preciso fazer antes de iniciar a atividade física?  

Bom, a primeira coisa, segundo o cardiologista e médico do esporte, Daniel Kopiler, é procurar um médico para fazer exames e calcular o histórico da pessoa. Principalmente quando se pretende partir para distâncias mais longas, porquê os 42 quilômetros das maratonas, ou os 21 das meia maratonas. Para ele, muitas vezes, um eletrocardiograma pode ser o suficiente para detectar qualquer problema.

“A gente tem que lembrar que além das doenças estruturais do coração, muitas pessoas – jovens inclusive – para melhorar a performance usa alguns tipos de substâncias que também podem levar a uma facilidade maior que tem um evento de uma arritmia porquê anabolizantes, drogas entre outras coisas. Logo a gente tem que estar muito discreto não só às doenças estruturais do coração, mas também é aos hábitos das pessoas.”

Além de exames médicos, é preciso também ter consciência dos limites. Não aumentar o volume rapidamente, antes do corpo estar apropriado. Para o rabi em Biodinâmica do Movimento pela USP e técnico em corrida de rua, Cleber Guilherme, não se trata somente de um tênis no pé e um sonho na cabeça.

“Para participar de uma meia-maratona, o galeria deveria já ter uma experiência em provas de 5km, 10 km e também um tempo adequado de preparação. E o que nós vemos muitas vezes hoje são corredores participando de provas de meia-maratona, de maratona sem ter uma bagagem esportiva sem ter o tempo ideal de preparação.”

O cardiologista Daniel Kopiler, ainda reforçou: casos porquê os que ocorreram no Rio Grande do Sul e em Goiás não são habituais. Mesmo assim, não dispensam a urgência de comitiva médico. Simples que, o pior dos cenários, segundo os especialistas, é não fazer atividade nenhuma, mas o comitiva profissional é fundamental.

Nascente: Escritório Brasil

Nossos produtos: