No período junino, o Meio Histórico de Salvador recebe um evento que une tradição e sabor: é a Rota Gastronômica Sabores do Interno. Segundo a diretora de produção, Simone Curso, o público é convidado a realizar uma viagem por memórias, sabores e afeto:
“A teoria de produzir essa rota justamente no São João é pra provocar, no nosso público cá da cidade, aquele gostinho daquelas comidinhas do interno. Que traz aquela memória afetiva. Que a gente, muitas vezes, viaja pra vivenda da avó, da tia, que mora no interno, pra manducar aquela comidinha muito regional. Portanto, nós pensamos em trazer isso pro São João do Meio Histórico. Unindo restaurantes de vários territórios, provocamos esses restaurantes pra que criassem, assim… oferecessem pratos que dialogassem com essa nossa culinária regional. Dentro desse universo, você traz o quê? O sarapatel, o meninico de carneiro, a rabada, o mocotó, a feijoada… Enfim, toda essa maniçoba, essas delícias que, muitas vezes, a gente deixa pra provar no São João”.
Nesta quarta edição, a Rota Sabores do Interno está dividida em duas categorias: a primeira, restaurantes e bares; e a outra, drinks, sobremesas e lanches.
“Quando a gente começou, nós estávamos restritos unicamente a restaurantes. Só que começamos a ter uma demanda muito grande das lanchonetes, dos cafés, dos bares que queriam também participar. Portanto, a gente criou a categoria, que funciona com bares e restaurantes. E tem as lanchonetes e drinks. Nós temos, inclusive, algumas casas que, em vez de fazer um prato, ofereceram sanduíches — no caso das lanchonetes — e outros bares que entraram unicamente com um drink muito regional, também utilizando aí frutas da estação… Enfim, sabores da estação. Com isso, a gente torna a rota mais democrática, contempla o sumo de empreendedores da dimensão gastronômica do nosso Meio Histórico. E eu acho que o público só ganha, porque tem opções sensacionais”.
Simone Curso informa que os 34 bares, restaurantes, lanchonetes e cafeterias participantes se estendem por boa segmento do Meio Histórico de Salvador:
“No prelúdios do mercado de São Miguel, entramos pelo Pelourinho, onde nós temos, desde o Largo do Pelourinho até a Rossio da Sé, restaurantes participando — ótimos restaurantes, por sinal. Seguindo adiante, englobamos também o Carmo, o Santo Antônio Além do Carmo e o bairro da Saúde, que vem despontando aí uma vez que um grande celeiro gastronômico,. Um bairro que tem revelado grandes restaurantes, chefs, inclusive, na nossa cidade. E tudo cá no núcleo. Tudo englobando o nosso Meio Histórico, que, além de receber os visitantes que estão chegando pra saber a cidade, conta também com o morador de Salvador, que vem, aproveita, dança um forrozinho, come uma comida gostosa, com preços super acessíveis”.
Baianos e turistas podem respeitar as iguarias que marcam o São João na Rota Gastronômica Sabores do Interno, no Meio Histórico de Salvador, até quarta-feira, 25 de junho.
Nascente: Rádio Filial Nácional