A Seleção TV Brasil recebeu 1.676 projetos de todo o país. Cento e dez milhões de reais serão investidos em teor para veículos de notícia pública.
A iniciativa é da Empresa Brasil de Informação (EBC), em parceria com a Dependência Vernáculo do Cinema( Ancine) e com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual.
Pelo menos 35 produções nacionais independentes serão contratadas e farão segmento da grade de programação da TV Brasil e da Rede Vernáculo de Informação Pública.
Os projetos inscritos seguem sete linhas de teor: infantil, infantojuvenil, natureza e meio-ambiente, sociedade e cultura, produção e finalização de longas metragens, além da produção de novelas e futebol feminino.
Os formatos são unitários ou seriados, com quantidades de episódios e durações diversificadas.
O processo seletivo terá três etapas eliminatórias. Começa com a habilitação, que verifica a documentação e o material enviado. Depois vem a avaliação preparatório, que analisa os projetos nos aspectos artísticos, relevância temática, qualificação técnica e estrutura da proposta. Por último, será feita a avaliação de investimento, que será uma sessão com apresentações rápidas dos projetos finalistas de cada traço temática.
*Com supervisão de Roberto Piza
Manadeira: Rádio Dependência Nácional