As agências dos Correios começaram, nesta sexta-feira (30), o atendimento a aposentados e pensionistas que tiveram qualquer desconto associativo indevido.
Pela manhã, o sistema do INSS apresentou instabilidade por murado de uma hora, chegando a permanecer fora do ar.
Segundo os Correios, houve sobrecarga do sistema. Mas já voltou a funcionar normalmente.
Nos Correios, é verosímil saber se foi feito qualquer desconto, impugnar débito não autorizado ou confirmar a cobrança.
Para ser atendido, o jubilado ou pensionista só precisa levar um documento de identificação solene com foto.
Não é necessário extrato, contracheque ou comprovante de matrícula.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que o governo deve ressarcir os aposentados com numerário da União, para depois cobrar das 12 ou mais entidades envolvidas nas fraudes.
A expectativa é fazer o ressarcimento até o termo de dezembro.
“Nós devemos anunciar na próxima semana ainda o calendário de pagamento a partir de um pacto que nós estamos em período de finalização concluindo com a Defensoria Pública da União, o Ministério Público da União. É muito importante que a gente possa fazer esse pagamento de forma mais segura verosímil. A preceito do governo é que a gente faça o pagamento e o que for preciso ser feito do ponto de vista orçamentário, extraorçamentário é a junta de realização orçamentária e a capitaniada aí pela Lar Social, [Ministério] da Quinta e do Planejamento”.
O jubilado João Lino dos Santos, de 69 anos, já foi vítima de outros golpes em empréstimo consignado.
Mas desta vez, ele conseguiu conferir em uma agencia dos Correios que não foi vítima de desconto indevido.
“Eu estava na incerteza aí eu vim. Tem uma hora mal a gente recebe pagamento, mas a gente não pega o extrato. Só sai aquele bruto descontado. Porque sempre tem umas coisas, eles falam que estava descontando um negócio meu. Mas não saiu zero cá”.
Em 15 dias úteis depois a objecção do desconto, o beneficiário pode saber o resultado do processo e explorar a documentação apresentada pela associação.
Todo o atendimento é gratuito.
Natividade: Rádio Filial Nácional